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Postado em 29/04/2019

Frota circulante passará de 60 milhões em 2020

Somente de automóveis serão quase 40 milhões rodando no País em dois anos 

frota brasileira deverá passar dos 60 milhões de veículos em 2020 na soma de automóveis, veículos comerciais leves, pesados e motos. A estimativa foi divulgada no Relatório da Frota Circulante, estudo anual do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). Até o fim do ano passado esse total era de 57,9 milhões, o que indica para estes dois anos um crescimento de 3,7%.

Pelas novas projeções, somente de automóveis serão quase 40 milhões (38,9 milhões pelo Sindipeças) rodando em 2020. O volume de 37,1 milhões referente a 2018 crescerá 4,8% até 2020. 

A maior alta porcentual, no entanto, tende a ocorrer nos comerciais leves. Até o fim do ano passado eles somavam 5,3 milhões de unidades. Devem chegar em 2020 com 5,7 milhões, 7,4% a mais. 

As estimativas do Sindipeças preveem pequena alta para a frota de caminhões. Ela permaneceu de 2015 a 2017 na faixa de 1,96 milhão de unidades e subiu para 1,98 milhão em 2018. A previsão para 2020 é de pouco mais de 2 milhões de caminhões rodando no Brasil e crescimento de 1,3% nestes dois anos.

FROTA DE ÔNIBUS ESTAGNADA

Os anos de recessão causaram adiamentos e atrasos nos programas de renovação, sobretudo de empresas de ônibus urbanos. Com isso a frota circulante encolheu de 2016 para 2017 e desde então permanece pouco acima de 386 mil unidades. E a estimativa de crescimento para no período 2018-2020 é de apenas 0,2%.

TOTAL DE MOTOS AINDA ENCOLHERÁ POR MAIS 2 ANOS

 

Como resultado de quedas seguidas em vendas desde 2012, a frota circulante de motocicletas estagnou em 13,5 milhões de unidades na metade da década e a partir de então entrou em declínio. As estimativas do Sindipeças apontaram 13,1 milhões de unidades em 2018 a as novas projeções indicam 13 milhões (100 mil motos a menos) até o fim do ano que vem. 

O Relatório da Frota Circulante é elaborado com informações baseadas nos emplacamentos e no índice de sobrevivência dos veículos. Para as projeções empregou-se como base metodológica a estimativa de crescimento da produção de veículos, elaborada pelo Grupo de Forecast do Sindipeças mediante análise dos fatores ativos que podem impactar (para cima ou para baixo) a evolução das estimativas realizadas.


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