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Postado em 30/05/2019

Mercedes-Benz lança versão do caminhão Accelo com câmbio automatizado

Tecnologia eleva a vida útil da embreagem e reduz o consumo de combustível em até 3% 

Mercedes-Benz apresenta novidades na sua linha de caminhões Accelo, que passa a contar com uma nova opção de câmbio automatizado, além de uma nova versão de entrada. A família de caminhões Accelo é composta por modelos que atuam no segmento leve, com PBT (peso bruto total) de 6 a 10 toneladas; e médio, de PBT entre 10 e 13 toneladas. 

No caso do câmbio automatizado, a Mercedes-Benz decidiu testar o produto em uma operação real com um cliente, sendo a Jamef a primeira a utilizar o caminhão com esta opção. A transportadora, uma das maiores do País em carga fracionada, está utilizando o modelo médio Accelo 1316 6x2 e o leve 1016, ambos com câmbio automatizado, em serviços de entregas urbanas, encomendas urgentes (e-commerce) e nas operações de transferência de carga entre suas unidades.

“Com o início das vendas em abril deste ano, o Accelo é a primeira linha de caminhões leves e médios a entregar o câmbio automatizado no mercado brasileiro”, diz o vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini. “Além disso, somos a única marca a oferecer câmbio automatizado para toda a linha de caminhões, reforçando a liderança em tecnologia e o pioneirismo no País”.

Segundo a Mercedes, com o câmbio automatizado, o caminhão pode atingir uma redução do uso de combustível de até 3% em operações urbanas pela automatização e inteligência aplicada no câmbio. Ele também prolonga a vida útil da embreagem em pelo menos duas vezes, o que reduz o custo de manutenção e operação do veículo. O câmbio automatizado conta com dois modos de condução: função Eco, com foco em economia de combustível, e a função Power, para situações de subidas/serras e ultrapassagens. A tecnologia também tem sistema que reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo realizando a troca de marcha de forma mais correta e adequada de acordo com as condições de pista e do veículo. Também vem equipado com sistema de auxílio de partida em rampa.

“Há uma melhora no consumo, trazendo economia para a nossa operação de transporte. Além disso, essa tecnologia demanda menor custo de manutenção. Já o motorista ganha em conforto de dirigibilidade, melhor performance e produtividade”, afirma o diretor de operações da Jamef, Michael Oliveira.

Juliano Alba, gerente de tráfego, frota e manutenção da Jamef, diz que a transportadora trabalha com foco em custo por quilômetro para avaliar os gastos operacionais de sua frota própria. “O custo por quilômetro do Accelo é excelente, levando em conta a média de consumo de diesel, gasto com manutenção e disponibilidade, que são os critérios essenciais para nossa gestão”, afirma. Dos mais de 200 veículos Mercedes-Benz que a Jamef possui em sua frota própria, 100 unidades são do Accelo 815. “Os motoristas já têm familiaridade com os caminhões da marca: em qualquer situação, o câmbio automatizado foi totalmente aprovado”, completou.

NOVA OPÇÃO DE ENTRADA

 

Além do câmbio automatizado, a linha Accelo ganhou mais uma opção, a nova versão de entrada com cabine curta, cuja configuração é válida para os três modelos da linha, os leves 815 e 1016 e o médio 1316. A versão conta com coluna de direção fixa, banco do motorista estático e fixo para os dois acompanhantes.

A Mercedes diz que vai intensificar as demonstrações do Accelo em operações reais com clientes com o apoio da rede de concessionárias.


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