Nova geração de veículos da montadora alemã terá até mesmo o aplicativo chinês de vídeos Tik Tok
As montadoras mais antigas não querem ficar para trás quando o assunto é inovação tecnológica e a Mercedes-Benz é um exemplo disso. A montadora alemã pretende lançar seu próprio sistema operacional até 2025 para abrir as portas para mais serviços digitais em veículos.
Enquanto isso, a montadora faz parcerias voltadas ao entretenimento e para aprimorar tecnologias de direção autônoma. Até por questões também de rentabilidade. Só as atualizações de veículos baseadas em software geraram mais de US$ 1 bilhão em receitas para a fabricante alemã.
Entre os acordos, a Mercedes e a fabricante de sensores de direção autônoma Luminar anunciaram uma parceria para permitir direção totalmente automatizada para seus veículos de próxima geração.
A Luminar fornecerá à montadora os lidars, que usam pulsos de luz laser para medir a distância entre o sensor do carro e um objeto. A tecnologia é vista como essencial para alcançar uma direção totalmente autônoma.
A Mercedes também se associou ao Google com o objetivo de oferecer um desempenho de "supercomputador" em todos os carros com sensores de direção autônoma. Com isso, a fabricante busca competir com a Tesla e marcas chinesas mais recentes.
Ao mesmo tempo, a alemã concordou em dividir a receita com a fabricante de semicondutores Nvidia, sua parceira em software de direção autônoma desde 2020. O objetivo é reduzir o custo inicial da compra de semicondutores de alta potência.
Segundo a Mercedes, a parceria com o Google permitirá oferecer informações de tráfego e reencaminhamento automático em seus carros. Os motoristas também poderão assistir ao YouTube no sistema de entretenimento quando o carro estiver estacionado ou no modo de direção autônoma de Nível 3.
Outras montadoras como General Motors, Renault, Nissan e Ford já incorporaram um pacote completo de serviços do Google em seus veículos autônomos. Todos os modelos da próxima plataforma de arquitetura modular da Mercedes também terão as chamadas "hipertelas", que se estendem pelo cockpit do automóvel.
Um dos aplicativos de vídeos mais famosos, o TikTok, também chegará aos veículos autônomos da Mercedes ainda no primeiro semestre. O sedã Classe E virá com uma versão atualizada do sistema de infoentretenimento MBUX, um precursor do sistema operacional customizado da montadora chamado MB.OS.
A Mercedes pretende lançar o sistema em sua próxima geração de veículos, que deve chegar ao mercado até o fim de 2024.
O TikTok não é o único aplicativo que será disponibilizado no Classe E, mas evidencia o interesse da Mercedes em participar do mercado chinês.
O sistema MBUX permitirá que os motoristas acessem o TikTok quando o veículo estiver estacionado. Os passageiros também poderão aproveitar o aplicativo a partir de uma tela localizada à sua frente, com o campo de visão limitado para o condutor.
A montadora também criou uma nova arquitetura de software para facilitar a integração de outros aplicativos no sistema de entretenimento. A tecnologia ganhou uma nova loja de apps, acessada através da plataforma Mercedes me.
fonte: Redação AB, https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/mercedes-parcerias-tecnologicas-entretenimento-direcao-autonoma/